Cuidados com sua prótese dental
- Início
- Cuidados com sua prótese dental
Principais dicas e cuidados com sua prótese dental
É importante cuidar das próteses, para que estas durem.
Não deixe a prótese (dentadura) no seco:
– Coloque-a em uma solução de imersão (mergulhada) de limpeza de prótese. Nunca utilize água quente, o que pode fazer com que a prótese fique deformada.
Escove a prótese:
– Escovar a dentadura diariamente removerá os alimentos e a placa dental, ajudando a prevenir manchas.
– Escova macia e de preferência com sabão neutro, pois as pastas de dente comum geralmente são abrasivas (arenosas) e pode riscar a prótese.
Cuide da sua boca
– Escove a gengiva, a língua e palato (céu da boca) todas as manhãs com uma escova de cerdas macias antes de inserir a prótese. Isso estimula a circulação nos tecidos e ajuda na remoção de placa.
Consulte o dentista
– Consulte seu dentista em caso de quebra, corte, rachaduras ou afrouxamento da dentadura. Não tente ajustá-la por conta própria – isso pode danificá-la de forma irreparável.
Dúvidas frequentes
Quanto tempo leva para eu me acostumar com a prótese dentária?
As próteses novas podem provocar sensações estranhas e desconfortáveis por semanas ou até por meses. Comer ou falar com as próteses podem demandar alguma prática. A sensação de volume ou de que a prótese vai se soltar não é incomum enquanto os músculos de suas bochechas e língua aprendem a segurar a prótese no lugar. Um fluxo maior de saliva, a sensação de que a língua não tem espaço suficiente, uma pequena irritação ou dor, também não são incomuns. Se você sentir irritação na boca, vá ao dentista.
Quanto tempo dura uma prótese dentária?
Após um período de tempo, sua prótese precisará ser reajustada, refeita ou reembasada em consequência de desgaste natural. Reembasamento significa fazer uma nova base mantendo os dentes da prótese. Assim como você envelhece com os anos, sua boca, naturalmente, também muda. Essas mudanças fazem com que as próteses fiquem mais soltas, dificulte a mastigação e irrite sua gengiva. No mínimo, você deve ir ao dentista anualmente para fazer uma reavaliação.
Preciso deixar de comer certos alimentos por causa da prótese?
Quando o paciente começa o uso de sua primeira prótese removível demanda-se um tempo de adaptação. Recomendamos que a alimentação apresente alimentos mais fáceis de mastigar. Na fase em que a prótese já está ajustada e adaptada à estrutura bucal, é possível voltar a alimentação normal graças ao aumento da eficiência mastigatória. No entanto, será percebido uma diferença comparada à época que possuía os dentes naturais. Para os alimentos pegajosos e muito duros, é preciso atenção e cuidado na hora de comê-los.